sábado, 29 de maio de 2010

COROAÇÃO DE NOSSA SENHORA NA COMINIDADE SANTA ISABEL dia 28/05/2010



Comentarista: O que a fé católica crê acerca de Maria, funda-se no que ela crê acerca de Cristo, mas o que a fé ensina sobre Maria ilumina, por sua vez, sua fé em Cristo.

Com o Seu “sim” Maria assumiu a missão a qual foi predestinada pelo Pai das Misericórdias; ser a Mãe do Filho de Deus.Fiquemos todos de pé para o canto de inicial.

CANTICO DE ENTRADA

Apresentação do Padre Everton e algumas palavras dele.

Comentarista: Maria nos pede que rezemos o terço todos os dias, se a própria mãe de Deus e também nossa mãe nos faz esse pedido, como poderemos recusá-lo? Impossível seria! Atendendo-A, seremos atendidos e alcançaremos todas as graças que suplicarmos com fé e confiança.

ENTRADA DO TERÇO – CANTO – ENTRADA 2 ANJOS COM O TERÇO

Comentarista: faremos agora a recitação do terço, chamando o Padre Everton para iniciar

1º mistério: chamaremos os representantes do terço dos homens na comunidade.

2º mistério: chamaremos a Legião de Maria

3º mistério: chamaremos o Apostolado da Oração

4º mistério: chamaremos famílias da Mãe Rainha

5º mistério: chamaremos Missionárias da Comunidade Santa Isabel.

Comentarista: Maria Santíssima é verdadeiramente Mãe de uma bondade incomensurável. Seu desvelo para conosco excede a todo amor conhecido, pois não apenas é generoso, terno, envolvente e até heróico, mas parece ultrapassar todos os limites, por isso com muita doçura e alegria lhe oferecemos, Maria, estas lindas flores.

ENTRADA DAS FLORES

COMENTARISTA: Somos todos gratos à Maria pelo seu sim e por sempre estar presente em nossas vidas nos guiando, protegendo e intercedendo a seu filho Jesus por nós, o faça-se em mim segundo a sua vontade esteve sempre presente no coração de Maria, ofertaremos agora o nosso coração à Nossa Mãe.

CANTO – ENTRADA DO ANJO C/FLORES

OFERTA DO CORAÇÃO:

COMENTARISTA: Maria é coroada como nossa rainha porque trouxe o filho de Deus ao mundo participando com Ele do projeto de Deus para a salvação da humanidade.

CANTO – ENTRADA ANJO C/ CORAÇÃO

COROAÇÃO: CANTO ENTRADA DOS ANJOS

ENCERRAMENTO: Maria, nossa Mãe, nós nos consagramos a Ti. Queremos ser parecidos contigo. Tu, que és bendita entre as mulheres, recebe-nos no teu coração e não nos deixeis afastar de teu filho Jesus.

CANTO : CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA.

Benção final com o Padre Everton.



quinta-feira, 27 de maio de 2010

PEREGRINAÇÃO NACIONAL DAS FAMÍLIAS EM APARECIDA.


“A família é um bem para a sociedade”. A afirmação é do bispo auxiliar de Salvador (BA) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Vida e a Família, da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom João Carlos Petrini. Em entrevista exclusiva à assessoria de imprensa da CNBB, o bispo destaca a importância da 2ª Peregrinação Nacional das Famílias, que acontece nos próximos dias 29 e 30 de maio, em Aparecida (SP), com o tema “Família, formadora de valores humanos e cristãos”.

“Esse evento marca a importância da família para a sociedade brasileira e é indispensável que ele aconteça, pois é um valor que se propaga para todas as instâncias da sociedade”, declarou. Dom Petrini explica os objetivos da Peregrinação e destaca os dois valores principais do evento. “O primeiro grande valor da Peregrinação diz respeito à proteção das famílias agredidas pelos projetos de lei e pelas culturas dominantes na sociedade contemporânea”. O segundo grande valor, diz o bispo, “está direcionado à conscientização da sociedade sobre os reais valores do matrimônio como sacramento da Igreja Católica, da responsabilidade conjugal e de criação dos filhos”, completou.

Dom Petrini aponta a família como fator favorável ao desenvolvimento e crescimento da sociedade e diz que por isso ela deve ganhar mais “visibilidade e respeito”. Ele ressalta ainda que a importância da Peregrinação da Família não se limita apenas à Igreja. “Sem a união e os valores preservados da família, a sociedade não desenvolve. É justamente por isso que queremos, através da Peregrinação Nacional das Famílias, dar visibilidade a esse bem. A Peregrinação é importante para toda a sociedade, pois com a sua visibilidade, o Estado passa a perceber o quanto ela merece a centralidade para o desenvolvimento do país”.

Além da visibilidade, dom Petrini avalia também que a Peregrinação da Família dá destaque à família como inibidora da violência e condutora da paz, propiciando outro bem para o Estado e para a sociedade. “A família bem estruturada tem o poder de conter problemas de conduta, sejam dos jovens, sejam dos adultos. Uma família cristã é capaz de propagar a paz e o Estado e a sociedade é que ganham com isso. Quanto maior a presença da família cristã, melhor é para a sociedade”, garantiu.

Missas

No sábado, 29, a primeira missa da Peregrinação acontece às 18h e será celebrada pelo arcebispo de Aparecida (SP), dom Raymundo Damasceno Assis. No domingo, ao longo de todo o dia serão celebradas sete missas. Às 5h30 da manhã, o bispo auxiliar do Rio de Janeiro, dom Antônio Augusto, celebra a primeira missa. Às 8h, a missa será presidida pelo cardeal arcebispo de São Paulo (SP), dom Odilo Pedro Scherer. O bispo auxiliar do Rio de Janeiro e secretário geral da CNBB, dom Dimas Lara Barbosa celebra às 10h. Ao meio dia é a vez de dom João Carlos Petrini. Abre o período da tarde o bispo responsável pela Pastoral Familiar no Regional Sul 1 da CNBB (São Paulo), dom Paulo Roxo. O bispo de Jataí (GO), dom José Luiz Majella Delgado celebra às 16h. E, por fim, encerra com a última missa, o bispo de Santo André (SP) e presidente do Regional Sul 1, da CNBB, dom Nelson Westrupp.

1ª Peregrinação Nacional das Famílias

A primeira Peregrinação aconteceu no dia 24 de maio de 2009 e reuniu 130 mil pessoas no Santuário Nacional de Aparecida, sendo que pelo menos 40 mil participaram diretamente do evento. Na ocasião, o presidente da Comissão Episcopal para a Vida e a Família da CNBB, dom Orlando Brandes, afirmou que o evento tinha por objetivo “despertar o brasileiro para o valor e a centralidade da família diante de tantas crises que passamos na atualidade”. Ele disse ainda que “esse evento só vem confirmar a necessidade de defender a família, fortalecer, ajudar e apoiar os congressistas para observarem o seu valor primordial, para que assim eles possam ter base para aprovar urgentemente as causas de tão importante parcela da população brasileira”.


Fonte: CNBB




terça-feira, 25 de maio de 2010

RETIRO ESPIRITUAL DA PASTORAL FAMILIAR


No ultimo dia 23 (dia de pentecostes) a Pastoral Familiar reuniu-se para o seu primeiro retiro espiritual, objetivando aprofundar-se no tema: PENTECOSTESe todo o seu significado na vida do agente pastoral, que precisa estar em perfeita sintonia com o Espírito Santo de Deus.Por isso, esse dia foi de vital importância para a caminhada desta pastoral e somos gratos ao Espírito Santo de Deus por toda a sua ação nesse momento, enviando-nos pregadores e intercessores bem preparados para a efusão do Espírito Santo em nós.
























domingo, 23 de maio de 2010

PENTECOSTES


“A paz esteja convosco”. Dito isto, mostrou-lhes as mãos e o lado e continuou: “Recebei o Espírito Santo...” (Jo 20,21-22) O salmo 104, versículo 30, diz: “Se enviais o vosso sopro, Senhor, eles revivem e renovais a face da terra”. O salmista já previa o Pentecostes e já sentia os seus efeitos. É latente a correlação entre o Antigo e o Novo Testamento! Neste dia de Pentecostes, o relato do Evangelho nos mostra a presença do Cristo Ressuscitado que cria uma nova humanidade. O cristianismo nasce da força do Ressuscitado e essa presença dá uma dimensão nova ao viver em comunidade.

Para Jesus, não há barreiras: Jesus entrou. Ficou no meio deles e os saúda. É a mesma saudação de despedida: “A paz esteja convosco”. A paz, a alegria, a certeza são fundamentos dessa nova vida. A aceitação dos outros, levando até o perdão, são condições de uma nova humanidade. A recepção do dom do Espírito Santo leva as pessoas a saírem de si e a se comunicarem.
Nasce uma nova humanidade do Espírito Santo doado por Jesus Ressuscitado. Começa a era do Espírito de Jesus, que vai edificando uma nova realidade de vida, expressa na fé e no serviço. Ao doar seu Espírito aos apóstolos, Jesus concede o definitivo tempo de perdão ao povo, que prolonga sua missão.

Para compreender essa nova realidade e essa nova linguagem, é preciso viver o amor, que supera todas as divisões de raça, cor e condição social. Viver esse amor é comunicá-lo aos outros. A comunidade se alegra. E essa alegria, anúncio da vitória da vida sobre a morte, será a característica dos que lutam pelo mundo novo.

Com essa certeza, a comunidade está preparada para receber o Espírito Santo. Deus se revelou ao povo através dos patriarcas e profetas. Depois, enviou seu próprio Filho, que sofreu com o povo e pelo povo e mostrou a misericórdia do Pai.

Ressuscitado, o Filho envia o Espírito Santo, que é o amor do Pai e do Filho e que é, em outras palavras, a presença de Deus em nossas vidas. Ele está conosco. É preciso que acreditemos e que recebamos esse amor e essa misericórdia de Deus, constantemente se revelando a nós. Que nós vençamos a cegueira espiritual e possamos usufruir e levar aos irmãos esse amor tão grande que o Pai nos proporciona.

Dom Eurico dos Santos Veloso


Fonte: www.cnbb.org.br