quinta-feira, 10 de junho de 2010

CONVITE:



A PASTORAL FAMILIAR DA Paróquia DE SÃO GERARDO, OS CONVIDA TODOS viúvos, viúvas e Pessoas sós, hum par Momento de Evangelização e descontração com palestras de médicos, fisioterapeutas, nutricionistas.

Acontecerá dia 27/06/2010 nenhuma das 08:00 Às 17:00 nenhum salão Paroquial da Paróquia de São Gerardo nd av. Bezerra de Menezes, em Frente ao DETRAN.

Como São Feitas Inscrições nd secretaria da Paróquia Mediante Pagamento de Uma taxa de R $ 10,00

(Dez reais)



quarta-feira, 9 de junho de 2010

PROCISSÃO DE CORPUS CRISTI NA PARÓQUIA DE SÃO GERARDO.




Corpus Christi (expressão latina que significa Corpo de Cristo) é uma festa que celebra a presença real e substancial de Cristo na Eucaristia.

É realizada na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade que, por sua vez, acontece no domingo seguinte ao de Pentecostes. É uma festa de 'preceito', isto é, para os católicos é de comparecimento obrigatório participar da Missa neste dia, na forma estabelecida pela Conferência Episcopal do país respectivo.

A procissão pelas vias públicas, quando é feita, atende a uma recomendação do Código de Direito Canônico (cân. 944) que determina ao Bispo diocesano que a providencie, onde for possível, "para testemunhar publicamente a veneração para com a santíssima Eucaristia, principalmente na solenidade do Corpo e Sangue de Cristo." É recomendado que nestas datas, a não ser por causa grave e urgente, não se ausente da diocese o Bispo (cân. 395).


























A origem da Solenidade do Corpo e Sangue de Cristo remonta ao Século XIII. A Igreja Católicasentiu necessidade de realçar a presença real do "Cristo todo" no pão consagrado. A Festa de Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV com a Bula ‘Transiturus’ de 11 de agosto de1264, para ser celebrada na quinta-feira após a Festa da Santíssima Trindade, que acontece no domingo depois de Pentecostes.

A Eucaristia é um dos sete sacramentos e foi instituído na Última Ceia, quando Jesus disse: ‘Este é o meu corpo...isto é o meu sangue... fazei isto em memória de mim’. Porque a Eucaristia foi celebrada pela 1ª vez na Quinta-Feira Santa, Corpus Christi se celebra sempre numa quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade. Corpus Christi é celebrado 60 dias após a páscoa.




........................................................................................................................................................................