quinta-feira, 16 de junho de 2011

SOLENIDADE DE PENTECOSTES

Equipe de liturgia da capela de Santa Isabel com o celebrante, Pe. Willame no domingo de Pentecostes.







Era para os judeus uma festa de grande alegria, pois era a festa das colheitas. Ação de graças pela colheita do trigo. Vinha gente de toda a parte: judeus saudosos que voltavam a Jerusalém, trazendo também pagãos amigos e prosélitos. Eram oferecidas as primícias das colheitas no templo. Era também chamada festa das sete semanas por serem celebradas sete semanas depois da festa da páscoa, no quinquagésimo dia. Daí o nome Pentecostes, que significa "quinquagésimo dia".

No primeiro pentecostes, depois da morte de Jesus, cinquenta dias depois da páscoa, o Espírito Santo desceu sobre a comunidade cristã de Jerusalém na forma de línguas de fogo; todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas (At 2,1-4). As primícias da colheita aconteceram naquele dia, pois foram muitos os que se converteram e foram recolhidos para o Reino.

No dia de Pentecostes o Espírito Santo desceu com poder sobre os Apóstolos; teve assim início a missão da Igreja no mundo. O próprio Jesus tinha preparado os Onze para esta missão aparecendo-lhes várias vezes depois da sua ressurreição. Antes da ascensão ao Céu, ordenou que "não se afastassem de Jerusalém, mas que aguardassem que se cumprisse a promessa do Pai"; isto é, pediu que permanecessem juntos para se prepararem para receber o dom do Espírito Santo. E eles reuniram-se em oração com Maria no Cenáculo à espera do acontecimento prometido. Reunida com Maria, como na sua origem, a Igreja hoje reza: ”Vem, Espírito Santo, enche os corações dos teus fiéis e acende neles o fogo do teu amor!".

O Espírito Santo é Deus com o Pai e com o Filho.

Sua presença traz consigo o Filho e o Pai.

Por Ele somos filhos no Filho e estamos em

comunhão com o pai.


Fonte: Rejane Garcia - Coordenadora Pastoral da Liturgia da Paróquia São Gerardo.



segunda-feira, 13 de junho de 2011

Celebração do batismo

No dia 05 de Junho aconteceu na Paróquia de São Gerardo a celebração do batismo. O celebrante Pe. Willame falou sobre a importância do batismo e a missão dos padrinhos junto aos pais em guiar essas crianças em sua vida como cristãos.



APRESENTAÇÃO DAS MÃES COM OS BATIZANDOS À COMUNIDADE
PADRE WILLAME E AGENTES DA PASTORAL DO BATISMO