quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

PÁSCOA É PASSAGEM É TRANSFORMAÇÃO.






A TRADICIONAL MISSA DO DOMINGO DE RAMOS:

A celebração dá início ás liturgias da Semana Santa e relembra a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém, sendo aclamado pelos judeus. Esta data é comemorada por católicos do mundo inteiro, com missas e procissões em várias paróquias e igrejas.
O Domingo de Ramos abre a Semana Santa, com a lembrança da entrada de Jesus em Jerusalém. Neste dia, a igreja recorda os louvores da multidão que cobriram os caminhos para a passagem de Jesus, com ramos proclamando: ”Hosana ao filho de David. Bendito o que vem em nome do Senhor” (Lc 19,38 - Mt 21,9).
“Com esse gesto, os cristãos de hoje manifestam sua fé em Jesus como Rei e Senhor.” OS RAMOS SÃO O SÍMBOLO DA PAZ E DO MARTÍRIO VIVENCIADOS POR JESUS CRISTO. Eles são utilizados durante o ano para a produção da cinza utilizada na Quarta de Cinzas.
Na celebração de Ramos, a Igreja proclama dois evangelhos: o primeiro, que narra a entrada festiva de Jesus em Jerusalém; e o Evangelho da Paixão de Nosso Senhor Jesus Cristo, onde são relatados os acontecimentos do julgamento à morte de Cristo.

SIMBOLOGIA DA “PALMEIRA”

A palmeira na BÍBLIA é sinal de prosperidade, ”Eis que como a palmeira brota o justo” (Sl.92.13); e de sabedoria, “Cresci alto como a palmeira de Engadi” (Eclo. 24.14). Os ramos eram levados em sinal de vitória nos cortejos romanos vencedores. Após a época das perseguições aos cristãos é que a palmeira se transformou em sinal de martírio e da vitória da fé. O Domingo de Ramos era conhecido com os latinos de”Pascha Floridum”, que significa “Dia das Flores “. Como acontece ainda hoje em algumas localidades, abençoam-se palmas, ramos de árvores ornados com flores para saudar Jesus durante a procissão de ramos. Seu ramo simboliza você, que é parte da videira, árvore que representa Jesus. Depois da cerimônia, os ramos são queimados para serem usados na Quarta-Feira de Cinzas do próximo ano.

O DISCÍPULO DE CRISTO SE DOA POR AMOR

A nossa sociedade é marcada, sobretudo, pelo consumismo. Ao falar da festa da Páscoa, apresenta-nos um tempo para consumir, para presentear, buscando uma felicidade momentânea, incapaz de satisfazer os desejos profundos do coração humano. Páscoa significa passagem de uma vida centrada em meu próprio ego para uma vida de solidariedade para com os irmãos mais sofridos e abandonados.
Quando somos capazes de fazer essa passagem do eu para o nós, do particular para o comunitário, estamos já experimentando a força da Páscoa, a força do Ressuscitado em nossa vida. Os cristãos batizados celebram a Páscoa com este sentimento: Cristo se doou totalmente por amor, também o discípulo de Cristo faz a mesma experiência.
Somos, com Cristo ressuscitado, novas criaturas, porque estamos cheios da luz da sua ressurreição. Mesmo no perigo de sermos de novo infectados pelas misérias antigas, somos conscientes de nossa capacidade de superarmos, darmos um passo seguro, porque no centro de nossa nova existência está o Cordeiro imolado, pois nele encontramos definitivamente a razão de nossa existência. Sobre esta necessidade de estarmos permanentemente com Cristo, Bento XVI, assim se expressou na celebração da Páscoa de 2007, palavras sempre válidas, que aqui repetimos: -Palavra e Pão da Eucaristia, mistério e dom da Páscoa, permanecem ao longo dos séculos como memória perene da paixão, morte e ressurreição de Cristo!




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

"A PASTORAL FAMILIAR INFORMA:"




De 1º a 30 de março de 2010, a PASTORAL FAMILIAR, estará estudando com as comunidades, o livrinho da Campanha da Fraternidade 2010, Cujo tema é:
“ECONOMIA E VIDA.”
Participe deste momento forte de evangelização. Procure o coordenador de sua comunidade e informe-se sobre os dias de encontros e a programação. Convidamos a todos: (casais, jovens, solteiros (as), viúvos (as), pessoas sós...). Divulgue! venha e traga mais um! Não perca estes encontros de forte comunhão fraterna.
Se você deseja contribuir com os seus dons na realização deste momento ou mesmo se deseja engajar na Pastoral Familiar, procure-nos através da Secretaria da Paróquia. Será muito bem vindo!
A COORDENAÇÃO.


" Acreditar na FAMÍLIA é acreditar no FUTURO "






--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------