sexta-feira, 17 de setembro de 2010

CONFERÊNCIA NACIONAL DOS BISPOS DO BRASIL-CNBB COMISSÃO EPISCOPAL PASTORAL PARA A VIDA E A FAMILIA - CNBB SEMANA NACIONAL DA VIDA E DIA DO NASCITURO


Na 43ª Assembléia Geral da Conferência dos Bispos do Brasil, realizada em Itaici, de 09 a 17 de agosto de 2005, foram aprovados e constituídos o Dia do Nascituro e a Semana da Vida.

Recordamos que o Dia do Nascituro é 08 de outubro, e a Semana da Vida é aquela que precede a este, ou seja, de 01 a 07 de outubro.

Mas quem é o Nascituro?

É aquele ser humano que está no ventre materno antes que a Mãe lhe dê à luz. Este possui o direito de ser respeitado na sua integridade. Já possui dignidade como a de qualquer pessoa.

A Semana da Vida é uma ocasião especial para colocar em evidência o valor e a beleza desse Dom precioso que de Deus recebemos. De modo especial salientamos o valor sagrado da Vida Humana, sem nos esquecermos de todas as demais dimensões que esta abrange. Diante de tantos ataques que a Vida vem sofrendo em nossos dias é nossa missão reafirmar sua importância inalienável e inegociável. Ela é o fundamento sobre o qual se apoiam todos os demais valores.

Desejamos que todos se empenhem nestes dias nesse sentido.

Durante a Semana da Vida também podem ser organizadas Celebrações da Eucaristia, Novenas, a reza do Rosário, reflexões sobre o valor da Vida, bênção das gestantes, bênção das crianças, campanhas de conscientização sobre a beleza da Vida, utilização dos temas propostos na própria Hora da Família, entre outros. A criatividade deve ser colocada em prática. É importante que seja enfatizado o valor da

Vida como dom de Deus e direito inalienável de cada pessoa.


Nenhum comentário: