sexta-feira, 9 de abril de 2010

OITAVA DA PÁSCOA


A celebração da Páscoa engloba a morte e a ressurreição do Senhor, melhor ainda, a morte que é passagem para a ressurreição. Não admira, por isso, que, no início sobretudo, a palavra Páscoa se pudesse ser dito tanto da morte como da ressurreição.
Dentro deste Tempo Pascal temos a Oitava de Páscoa propriamente dita. Como a Páscoa é uma festa de grande importância para nós, nada mais justo que reservarmos uma semana para celebrarmos solenemente a ressurreição de Cristo. A oitava de Páscoa é formada pelos primeiros oito dias do Tempo Pascal, com missa própria.
O tempo Pascal, se estende por 7 semanas até a Festa de Pentecostes, é marcado, não apenas nos domingos mas também durante os outros dias da semana, pelos textos de Atos dos Apóstolos e do Evangelho de João. Durante 8 dias celebraremos esse grande mistério como se fosse um único dia com o objetivo de viver melhor o ponto central da nossa fé: A RESSURREIÇÃO DE JESUS. A cor litúrgica é branca, símbolo da pureza e da alegria (afinal, estamos limpos do pecado) e a presença do Círio Pascal é marcante como símbolo do Cristo Ressuscitado, coluna de LUZ que vai à frente do seu povo.


----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário: