terça-feira, 4 de agosto de 2009

É Possível sermos Santos no mundo atual?



Sempre que falamos em santos ou santidade pensamos logo que é uma coisa que não acontece mais nos dias de hoje e principalmente que é impossível isto acontecer conosco.

Mas isto pode acontecer e está acontecendo sempre a toda hora na minha vida e na vida de todos nós.

Para sermos santos é preciso aceitar o chamado de Deus à missão e amar o nosso próximo.

Se lermos a história da vida de alguns santos notamos que eles nem sempre foram exemplos a serem seguidos, mas ao serem chamados por Deus o seguiram e foram fieis imitadores de Jesus Cristo obedecendo o mandamento que ele nos deixou “Amar ao próximo como a si mesmo”, falharam algumas vezes sim, mas continuaram sem desanimar sempre amando e amando principalmente nos momentos difíceis. Porque amar pai, mãe filhos, marido pessoas que são amáveis e nos tratam bem é muito fácil, mas surge também em nossas vidas aqueles filhos de Deus que são mal educados, agressivos e amargos e são injustos conosco e é aí que está a maior prova da nossa santidade que é amar a este próximo que nos é tão repugnante e que as vezes temos vontade de esquecê-los. E quanto mais nos propomos a seguir Cristo mais somos postos à prova.

Ser santo é um verdadeiro desafio, amar nos momentos difíceis é um desafio maior ainda.

Para ser capaz de amar nos momentos em que nossos sentimentos mandam o contrário, precisamos da força de Deus.

Um caminho certo a ser seguido é a vivencia dos sacramentos de iniciação cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma. É muito triste vermos que muitas vezes se limitam a um mero ritual a ser cumprido, uma obrigação perante a sociedade. O sacramento do matrimônio é outro caminho para a vivencia da santidade dos cristãos vocacionados para a vida matrimonial, o mais triste é que na cultura moderna o matrimônio está sendo menosprezado e até ridicularizado.

São estas e muitas outras as oportunidades que temos a experiência de ver o quanto Deus nos ama e nos valoriza! Isto nos encoraja a vivermos a santidade!

Enfim podemos dizer que para ser santo é preciso fazer a vontade de Deus,.

Nenhum comentário: