sexta-feira, 19 de junho de 2009

Festa do Sagrado Coração de Jesus


O mês de junho é dedicado ao Sagrado Coração de Jesus, sendo sua festa neste dia 19.
A igreja celebra a festa do Sagrado Coração de Jesus na sexta-feira da semana seguinte à festa de Corpus Christi.
O coração é mostrado na Escritura como simbolo do amor de Deus. No Calvário o soldado abriu o lado de Cristo com a lança (Jo 19,34) e mesmo depois de morto, do coração de Jesus brotou sangue e água e curou o soldado da cegueira.
Jesus é a encarnação viva do Amor de Deus por nós e seu Coração é o simbolo desse Amor. Por isso encerrando um conjunto de grandes festas (Páscoa, Ascensão, Pentecostes, Santissima Trindade, Corpus Christi) a liturgia nos leva a contemplar o Coração de Jesus. Este Sagrado Coração é a imágem do amor de Jesus por cada um de nós.
Foi no dia 27 de dezembro de 1673 na festa de São João Evangelista que Jesus manifestou seu coração à Santa Margarida Maria Alacoque pela primeira vez, devemos a Ela a grande expansão da devoção do Sagrado Coração de Jesus.
A Ela Nosso Senhor pediu em Paray-Le-Monial na França que fosse instituido o excelente costume da comunhão reparadora das primeiras sextas-feiras de cada mês.
O mundo atual sofre abalos de um terrível terremoto moral, a sociedade e a família encontra-se em crise, certamente porque o Criador e Redentor deixou de estar no centro das cogitações até mesmo no centro dos corações daqueles que se dizem católicos. Ele é ultrajado de todos os modos tendo sido destronado na sociedade de nossos dias.
Por isso há necessidade de reentronizar o Sagrado Coração de Jesus nas almas, nas famílias, nas intituições e em todas as nações.
Não sejamos surdos e ingratos a essa sublime devoção, correspondendo ao sublime amor de Deus por nós.
Para chegar a essa prática habitual é aconselhável uma jaculatória que se encontra no final da Ladainha do Sagrado Coração: "Jesus, manso e humilde de coração. Fazei nosso coração semelhante ao Vosso".

Fonte:www.cançãonova.com/prof° Felipe de Aquino

Um comentário:

Vestbella modas disse...

SEMANA NACIONAL DA FAMÍLIA:
DE 9 A 15 DE AGOSTO.
"FAMÍLIA, ESPERANÇA DA SOCIEDADE"
NELA O AMOR HUMANO TEM SUA REALIZAÇÃO MAIS PROFUNDA ATRAVÉS DA MATERNIDADE, PATERNIDADE, FILIAÇÃO E FRATERNIDADE.
JUNTE-SE A NÓS NESTE MOMENTO FORTE DE EVANGELIZAÇÃO!